quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A CAPITAL DO MEIO DO MUNDO!!!

MACAPÁ
Conheça os principais pontos turísticos da capital amapaense
Fonte: Detur - Departamento de Turismo do AmapáFotos: Detur e GEA (Governo do Estado do Amapá).
Pensado em visitar Macapá? A capital do meio do mundo possui lugares que você não deve deixar de conhecer. São pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade desse povo que sabe preservar e divulgar os seus valores. Então, bom passeio!! E não esqueça da máquina fotográfica!!
Fortaleza de São José
A Fortaleza de São José de Macapá é, para os amapaenses, uma das maiores referências, por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico. Está localizada na foz do Rio Amazonas, em frente à capital amapaense. Foi erguida entre 1764 e 1782 pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa. No passado, tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil. Hoje é um dos principais pontos turísticos de Macapá.
Vista de cima, a Fortaleza se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então Governador e Capitão-General Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José. Na parte de dentro, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.
Em 22 de março de 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Recentemente reformada pelo Governo do Estado, a Fortaleza ganhou o Museu Joaquim Caetano da Silva e o serviço de visita monitorada por guias.
Endereço: R. Cândido Mendes, s/n° - Centro - Fone (96) 212 5118Visitação: terça-feira a domingo, das 8 às 18 h.


Parque do "Meio Mundo"
Parque do "Meio Mundo"É formado pelo Monumento do Marco Zero do Equador, Estádio Zerão, Escola Sambódromo de Artes Populares e a Panela do Amapá.

Monumento do Marco Zero - Macapá é a única capital do Brasil cortada pela linha do Equador, a linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios. Para contemplação do fenômeno natural "equinócio", que acontece nos dias 21 ou 22 de março e 22 ou 23 de setembro, foi construído um "Relógio de Sol".
O Monumento Marco Zero também possui no seu terraço um espaço para shows, além de salão para exposições, bar e lanchonete e lojas para venda de produtos locais.
Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa - O Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o "Zerão", tem capacidade para 8 mil pessoas. Foi construído de uma forma em que o campo de futebol foi dividido pela linha do Equador, possibilitando que um time de futebol jogue no hemisfério Norte e outro no hemisfério Sul.
Escola Sambódromo de Artes Populares - A "Escola Sambódromo de Artes Populares" é composta pelo Sambódromo, onde ocorrem o desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos, o festival da quadra junina e os grandes shows musicais. Tem capacidade para aproximadamente 18 mil pessoas e fora do período momesco, transforma-se na Escola de Artes Populares do Amapá, com salas de aula para cursos de curta e média duração, valorizando segmentos da cultura popular.
Panela do Amapá - A Panela do Amapá foi criada para atender o turista e valorizar a gastronomia regional, com seus temperos exóticos e restaurantes com comidas típicas da região.
Endereço: Todo o complexo situa-se a 2 km do centro de Macapá


Trapiche Eliezer Levy

Originariamente construído na década de 40, é o local onde atracava a maioria das embarcações que chegava a Macapá.
Passou por muitas reformas, até ser totalmente reconstruído em concreto armado, constituindo um padrão estrutural permanente, o que contribuiu para melhoria urbanística de Macapá e para a preservação da história do povo amapaense. Com seus 386 metros de extensão, é servido por um bondinho elétrico para transporte de turistas, sorveteria, área coberta, estação de embarque e desembarque de passageiros, restaurante e uma pequena praça.



Centro de Cultura Negra

Quarenta e cinco por cento da população do Amapá é formada por negro. Para homenagear parte do povo amapaense, no dia 5 de setembro de 1998, no bairro do Laguinho, foi inaugurado o Centro de Cultura Negra.
O espaço representa a revitalização e a valorização da cultura negra no Amapá. Com seis blocos edificados numa aérea de 7,2 mil m2, compreende um Anfiteatro, Museu do Negro, Auditório, Espaço Afro-Religioso, Sala de Múltiplo Uso e Administração. Trata-se de um espaço democrático, que é utilizado, principalmente, para divulgar e preservar a cultura afro-brasileira.
Endereço: R. Gal. Rondon, s/n - LaguinhoTelefone: (96) 222 4957





Casa do Artesão

É o maior centro do artesanato amapaense. Seu principal objetivo é fomentar a atividade artesanal no Estado e promover a geração de trabalho e renda para os artesãos locais, possibilitando assim, a exposição e a comercialização de seus produtos. O artesanato indígena também está presente, representado pelos trabalhos dos povos Waiãpi, Karipuna, Palikur, Galibi, Apari, Waina, Tirió e Kaxuiana. Na confecção das peças são utilizados vime, madeira, argila, fibra vegetal, sementes, penas, entre outros elementos retirados da natureza, sem impactar o meio ambiente.
Endereço: Av. Azarias Neto s/n- Bairro CentralTelefone: (96) 212 9156

Complexo Beira Rio

Situa-se em frente à cidade de Macapá, às margens do Rio Amazonas. É formado por um conjunto de Quiosque de 4 bares, com vendas de comidas e bebidas; 3 soverterias e 1 bonbonier, 1 parque infantil, ciclovia, área para prática de esportes como caminhada, futebol, voleibol, entre outros.
A presença majestosa da Fortaleza de São José de Macapá, Trapiche Eliezer Levy, Pedra do Guindaste, além da Casa do Artesão e Casa do Índio, Praça Issac Zagury, Intendência de Macapá complementam o complexo, além de contribuir como fator paisagístico urbano para cidade de Macapá.

Mercado dos Produtos da Floresta

O Mercado dos Produtos da Floresta é uma conquista dos agricultores, pescadores, extrativistas, artesãos, criadores, pequenos e médios agroindustriais amapaenses que, juntamente com o Governo do Estado, aceitaram o desafio de criar uma nova matriz econômica baseada na exploração dos produtos naturais da região. É também a comprovação da capacidade associativa desses produtores, que se organizam em cooperativas para gerar emprego e renda segundo as regras da sustentabilidade: ou seja, produzindo riqueza e qualidade de vida para todos, sem esgotar os recursos da natureza.
Trata-se, portanto, de uma conquista do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA).Essa conquista começou com a organização dos castanheiros do sul do Estado em 1995. Eles foram os primeiros a acreditar no PDSA, passando da condição de castanheiros explorados e descapitalizados para a de exportadores bem sucedidos. O Governo do Estado tem assegurado apoio técnico e científico através do Iepa (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá), bem como os investimentos e créditos iniciais.
O Mercado dos Produtos da Floresta começa a funcionar com a venda de 50 produtos semi-industrializados: são sorvetes de frutas naturais, polpas de frutas, castanha torrada e desidratada, paçoca, biscoitos e azeite de castanha, palmito de Cajari, mel de abelha silvestre do Bailique, açaí, flores do cerrado, bombons, leite, queijo, manteiga e artesanato etc. Também os produtos do Iepa (mais de 70 fitoterápicos) vão estar à venda no Mercado, que por suas características originais, será considerado uma atração para os turistas, devendo funcionar também aos sábados, domingos e feriados.
O Mercado dos Produtos da Floresta é, portanto, uma vitrine do PDSA, a concretização de uma economia sustentável que abre perspectivas de emprego e renda em todo o Estado do Amapá, apontando para um futuro de prosperidade.O Mercado, por sinal, soluciona outra limitação da Feira, que é a venda exclusiva de produtos in natura. Nele, os produtos são industrializados ou semi-industrializados, atendendo assim novas necessidades do mercado consumidor. O Mercado dos Produtos da Floresta, foi inaugurado no dia 21 de março de 2000.
Fonte: DCS - Deptº de Comunicação Social Endereço: Rua São José, 1500Praça Barão do Rio Branco - Macapá/AmapáFone: (96) 225 3433Fax: (96) 222 0733E-mail: coopflora@tvsom.com.br Visitação: Terça a domingo, das 8h às 20h .

Espero que vocês tenham gostado,eu moro aqui,na capital do meio do mundo e a única banhada pelo rio Amazonas. Vem visitar,vem?!!!!bjkas,fuiiiiiiiii....










































Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin