quarta-feira, 13 de maio de 2009

Azaléia : O início !!!!!























Nossa Azaléia


Família: Ericáceas
Origem: China e Japão
Porte: Atinge até 2 m. de altura
Floração: inverno e início da primavera
Propagação: estacas de galho
Luminosidade: sol pleno/meia-sombra
Regas: Regulares, sempre que o solo estiver seco

A azaléia, um arbusto da família das Ericáceas, tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrada formando cercas-vivas, compondo maciços em jardins, alegrando corredores e entradas mesmo plantada em um vaso. Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas encontra-se em repouso. Outro segredo é que a azaléia é uma planta relativamente rústica e resistente: suporta com bravura certas condições bem adversas e, por isso, é muito usada em jardins e praças públicas, dando um toque de "vida" até mesmo nos canteiros das grandes avenidas de cidades como São Paulo, tão castigada do ponto de vista ecológico-paisagístico. A variedade mais popular no Brasil é a Rhododendron indicum, que originalmente produz flores roxas, rosas e brancas, mas graças à intervenção humana, pode ser encontrada em inúmeras matizes chegando até ao vermelho brilhante.

Solo: Por ser um arbusto rústico, a azaléia adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produza uma florada exuberante, o ideal é cultivá-la usando a seguinte mistura de solo: · 2 partes de terra comum de jardim · 1 parte de areia · 1 parte de composto orgânico

Luminosidade e regas: As azaléias não florescem dentro de casa e precisam de luz solar plena para crescerem bem. Para mantê-las em áreas internas, deixe as plantas fora de casa até que as flores se abram, aí então podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela. O cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.

Adubação: Floradas pouco exuberantes ou brotos que não crescem é sinal que falta nutrientes para a azaléia. Adube uma vez por mês com a seguinte mistura: · 1 parte de farinha de ossos · 1 parte de torta de mamona Se for utilizar fertilizante químico, dê preferência para aqueles ricos em fósforo (o P da fórmula NPK). Ou seja, escolha um NPK onde o P seja maior que o N e o K. Ex: um NPK de fórmula 4-12-4.

Podas: Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada bem exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a floração das azaléias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano.



Nossa azaléia e todo o aparato que a Pietra fazia questão de ter.


Pietra toda feliz com sua plantinha.

10 comentários:

  1. ai minina linda
    esperaí que to chegando pra gente passear nessa bicicletinha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Dá para creditar nas coisas que essas crianças de hoje são capazer de fazer com tão pouca idade? É para se surpreender mermo.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi,muito obrigado pelos comentários no meu blog,amo azaléias!!!aliás estou começando a comprar umas plantinhas,quero colocar um pouco de verde na minha casa ,é tão bom!!!Sua filha é linda!!!!Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Ai que bom , receber sua visita e depois vir aqui retribuir e encontrar uma estoria asism, sua filha é linda , já vai começar pequenininha a gostar das plantinhas. Agora vc começa seu jardim, hehhehe bjss e volte sempre

    ResponderExcluir
  5. Lindas sua flores, a Azaléia e a Pietra!!!
    Tão pequena mas já com um bom gosto incrível!!!
    Bjs querida...

    ResponderExcluir
  6. Que liiindo!!!
    Adorei a historinha! :D
    A azaléia é linda! Sua filha tem um ótimo gosto :D

    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fernanda!
    Antes de mais nada, vim agradecer o incentivo que vc me deu no meu blog!
    Aproveitei e já li um pouquinho do teu... Adorei tua linguagem, simples e direta, mas com a sensação de que está falando com a gente ao vivo! Gostei muito, viu?
    E, mais uma vez, muito obrigada por teu carinho!
    Um grande beijo. Parabéns pela escolha da tua filha - plantas são algo que lembram a minha casa, ou melhor, a casa da minha mãe... Lar, aconchego...
    Li.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por seus recadinhos nos meus blogs!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. espero resolver meu problema a minha azaleia tem 2 anos nunca deu flores eu tenho muitas plantas minha avenca é linda tem folhas enormes mas ela a azaleia nao da flor sua filha é linda DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin